Медицина в Аргентині: vale a pena?
Fazer Medicina na Argentina e uma possibilidade real que ja atraiu milhares de brasileiros para as universidades publicas e privadas do pais, tanto na capital como em cidades do interior, como Rosario, Cordoba e La Plata. Mas sera que realmente vale a pena viver essa experiência na terra dos hermanos? Para te ajudar a decidir, vamos te contar o que você pode esperar de fazer Medicina por la.
Como funciona o curso de Medicina u Argentina?
Para resolver se uma oportunidade e interessante ou nao para você e preciso conhecer o maximo possivel sobre ela. Aqui vamos tirar suas principais duvidas sobre as faculdades de Medicina na Argentina.
Qualidade das instituições
Um ponto que e semper questionado quando você fala que vai fazer Medicina no exterior e sobre a qualidade dos cursos. Isso acontece porque muitas pessoas vao para paises como o Paraguai, sem buscar as informações a fundo. Por isso, acabam caindo em golpes.
ЛЕЯ ТАМБЕМ — Medicina no Paraguai: vale a pena?
Porem, o caso da Argentina e muito diferente. Afinal, a Argentina ea sede da melhor instituiçao de ensino superior de toda a America Latina, a Університет Буенос-Айреса (UBA). Para se ter uma ideia, o pais tem cinco universidades listadas entre as 700 melhores no Рейтинг світових університетів QS за предметом медицини.
O melhor curso de Medicina do pais eo da UBA. Comparando com as instituições brasileiras, apenas a Universidade de Sao Paulo (USP) oferece uma qualidade superior a Universidade de Buenos Aires neste curso.
No geral, e possivel afirmar que os cursos das melhores universidades brasileiras estao no mesmo nivel de qualidade das melhores universidades da Argentina. Quem faz Medicina na Universidade Nacional de Rosario tera o mesmo padrao de ensino que na Universidade Federal Fluminense (UFF), segundo a list da QS.
Melhores faculdades de Medicina da Argentina:
- Університет Буенос-Айреса;
- Національний університет Ла-Плати;
- Національний університет Кордови;
- Австралійський університет;
- Національний університет Росаріо.
Entre todas essas, a unica universidade particular ea Universidade Austral. Ou seja, se você busca qualidade garantida nos cursos de medicina argentinos e melhor investir nas universidades publicas. Assim como no Brasil, elas sao muito melhores do que as privadas na Argentina.
O processo seletivo
Uma das maiores vantagens de estudar medicina na Argentina e que nao existe vestibular para ingressar no curso em nenhuma universidade. Em algumas instituições so e preciso realizar provas de ingresso em situações especificas. Наприклад, на UBA, alunos de 25 anos que ainda nao completaram o Ensino Medio podem fazer o vestibular de ingresso.
Porem, o mais comum e que os estudantes façam um curso de admissao para conseguirem uma vaga nas universidades. A duraçao deste curso varia conforme a instituiçao, partindo de dois meses e podendo chegar a 1 ano.
Para conseguir a sua vaga em Medicina basta ser aprovado nas provas do curso de admissao. A boa noticia e que, geralmente, você nao precisa ser aprovado de primeira. Na Universidade de Buenos Aires, por exemplo, você tem ate três anos para concluir esse curso que, la, se chama Ciclo Basico Comum (CBC).
Para se inscrever nos cursos de admissao das universidades e preciso cumprir alguns criterios como:
- Fazer o registro nos prazos estabelecidos;
- Apresentar a sua carteira de identidade;
- Apresentar seu diploma de conclusao do Ensino Medio Revalidado;
- Comprovar seu dominio do espanhol.
Tempo e formato do curso
Alem da forma de ingresso, o curso de medicina argentino tem algumas outras diferenças quando comparado ao brasileiro. A primeira delas e que você leva 7 anos para completar o curso na Argentina, enquanto no Brasil o tempo basico e de 6 anos.
O motivo para essa distinçao esta na forma de ingresso. Como na Argentina os alunos fazem um curso preparatorio que leva ate um ano para ser completado, o tempo de formaçao fica maior. Em algumas universidades, porem, o curso de medicina pode ser concluido em 6 anos, ja que o curso de ingresso dura menos tempo.
Mas as diferenças nao param por ai. Na Argentina, o formato das aulas e bastante diferente do que estamos acostumados no Brasil. Por la, as aulas funcionam mais como um debate. Ou seja, os professores nao costumam dar aulas expositivas, explicando toda a materia. A ideia e que os alunos se preparatm antes de irem para as aulas.
Com esse formato de debates, os alunos devem semper estudar em casa a partir do material oferecido pelo professor. Na sala de aula o espaço sera para tirar duvidas. Por isso, esse estilo de aprendizado requer uma capacidade de organizaçao e compromisso ainda maior dos alunos.
Ainda que o formato das aulas seja um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil, a estrutura curricular dos cursos ea mesma. Com exceçao do curso de seleçao, o tempo da graduaçao em Medicina na Argentina e de 6 anos. As materias cobrem tanto aspectos teoricos quanto praticos dos varios ramos medicos e, ao final, os estudantes devem fazer um internato em hospitais.
О ідіома
Um fator que muita gente nao se preocupa tanto ea questao da lingua. O espanhol, por mais que seja parecido com o português, nao e igual ao nosso idioma. E o curso de Medicina por la,dependentemente da universidade de destino, sera ministerado na lingua local.
Portanto, um dos primeiros pre-requisitos para fazer Medicina na Argentina e ser capaz de se comunicar em Espanhol, e isso vale para fala, escrita, audiçao e leitura. Mas, atençao, nao basta apenas achar que você consegue, e preciso comprovar a sua capacidade para as universidades.
Essa comprovaçao e feita atraves de testes de proficiência em Espanhol. Cada universidade e livre para escolher que exames sao aceitos. Porem, o mais comum eo SIELE, que e uma prova similar ao TOEFL, que comprova seu nivel de espanhol por um periodo de cinco anos.
Para estudar Medicina e preciso comprovar um nivel intermediario-avançado em Espanhol. Na escala do Quadro Europeu Comum (CEFR) це еквівалент рівня B2. Portanto, e essencial se dedicar ao estudo do idioma para conseguir uma vaga na Argentina.
A vantagem e que, por ser mais proximo do português, você provavelmente tera mais facilidade em aprender espanhol do que teria em outra lingua. E ate possivel encontrar bons курси іспанської мови онлайн безкоштовно para estudar sozinho.
Como fazer faculdade de Medicina na Argentina de graça?
O sistema universitario argentino tem varias semelhanças com o brasileiro. Assim como acontece por aqui, a Argentina tem universidades publicas que nao cobram nenhum tipo de taxa de seus alunos de graduaçao.
Alem disso, da mesma forma que acontece no Brasil, as universidades estatais sao consideradas muito melhores que as particulares. Por isso, se você quer fazer faculdade na Argentina, invista nas universidades publicas, dessa forma nao tera que pagar tarifas pelo seu curso.
Porem, se você tem intençao de fazer faculdade em uma instituiçao privada ainda e possivel conseguir descontos nas tarifas pagas. Geralmente, nestas universidades os alunos podem receber auxilios para cobrir parcialmente o valor pago para a universidade anualmente. Os descontos варіюється між 30% і 80%.
E preciso levar em conta que, ainda que você nao tenha gastos com a universidade em si, ainda tem que pagar para se sustentar na Argentina. Ao contrario do que acontece em outros paises, e muito raro entrar bolsas full-ride (que cobrem seu custo de vida) por la.
Por outro lado, segundo a calculadora de custo de vida Expatistan, morar na Argentina fica cerca de 11% mais barato que no Brasil. Os valores podem variar conforme as regiões que você escolher. Mas, comparando as duas cidades mais caras dos dois paises, Buenos Aires e 12% mais economica do que Sao Paulo.
Яка форма на Аргентину піде trabalhar no Brasil?
Independente do pais ou do curso que você se formar no exterior, você vai precisar revalidar o seu diploma antes de conseguir atuar profissionalmente no Brasil. Isso acontece porque o nosso pais nao tem acordo de validade de diploma com nenhuma outra naçao do mundo.
Ou seja, se você se formar em Medicina na Argentina, em Direito nos Estados Unidos ou em Engenharia no Japao, nao vai poder trabalhar no Brasil ate que revalide o seu diploma. Porem, no caso do curso de Medicina esse processo e um pouco diferente dos outros cursos.
Para conquistar um diploma de Medicina valido no Brasil e preciso ser aprovado em um exame chamado РЕВАЛІДА. A principal diferença e que a prova consiste em duas etapas. A primeira delas tem o objetivo de medir os seus conhecimentos teoricos, enquanto a segunda fase e voltada para a pratica.
Para realizar o teste, a pessoa formada no exterior tem que se inscrever no сайт здати іспит e enviar uma copia digitalizada do seu diploma internacional. Depois disso, e preciso pagar uma taxa de inscriçao que, atualmente, custa 330 reais.
Sao abertos varios editais por ano e os candidatos devem ficar atentos aos prazos estabelecidos por eles. Geralmente, entre o inicio das inscrições eo fim dos exames existe um prazo de quatro meses. E so ai que você indica a universidade que emitira o seu novo diploma.
Como e fazer Medicina na Argentina na praksa?
Agora você ja sabe o basico sobre os cursos de Medicina na Argentina. Mas e sempre bom poder ouvir a opiniao de quem ja viveu uma experiência parecida, ne? Pensando nisso, conversamos com a brasileira Maria Luiza Ferreira Soares.
Марія Луїза і Белу-Оризонті є студентом Університету Буенос-Айреса (UBA). Na epoca em que ela conversou com o reporter, Rafael Cerqueira, ela tinha 20 anos e estava cursando o primeiro ano do programa, conhecido como Ciclo Basico Comum (CBC), antes do inicio da pandemia. Confira abaixo a entrevista que fizemos com ela!
UDI: Як ви хочете вирішити проблему медицини в Аргентині?
Марія Луїза: Eu nao teria condições financeiras de arcar com os custos elevados de um curso de Medicina em uma universidade particular no Brasil. Alem disso, optei por tentar o ENEM somente no meu ultimo ano do Ensino Medio, la em 2018, mas a concorrência por uma vaga dentro de uma universidade publica era e continua sendo muito grande.
Juntando tudo isso, eu tambem semper tive o interesse de estudar fora do Brasil, e quando comecei a buscar alternativas acabei descobrindo a UBA, que e uma universidade com otimas referências.
UDI: Como foi o processo para se inscrever na universidade?
Марія Луїза: Eu vou explicar um pouco do processo da UBA, mas e importante ressaltar que, para fazer Medicina na Argentina, cada universidade possui um processo diferente.
O primeiro passo e juntar toda a documentaçao necessaria. Na internet e possivel encontrar todas as informações referentes a isso e pesquisar para dar entrada no processo de DNI (o equivalente ao nosso RG na Argentina).
Alem disso, tambem e preciso ter um certificado de fluência (B2) em еспаньол que seja aceito pela universidade. Por conta disso, antes de começar o curso na UBA, eu fiz um curso de lingua espanhola de 2 meses, tambem em Buenos Aires. O curso de espanhol aconteceu entre os meses de abril e maio de 2019, e no segundo quadrimestre do mesmo ano eu ja estava ingressando na universidade.
ЛЕЯ ТАМБЕМ — Medicina na UBA: conheça o curso da Universidade de Buenos Aires
O CBC pode ser considerado o processo de seleçao da UBA, uma vez que antes de começar qualquer curso na faculdade, e necessario obter aprovaçao nas materias do ciclo basico. Mas essa etapa tambem e considerada o primeiro ano da faculdade e, como consequência, conta como horas de estudos no historico e nao como um processo seletivo
O estudante tem um prazo de três anos para conseguir aprovaçao em todas as materias do CBC. E nao ha uma competiçao pelas vagas, como acontece no vestibular brasileiro, por exemplo.
Cada carreira possui o seu Ciclo Basico Comum, com materias distintas. No caso de Medicina, as materias cursadas sao Matematica, Biofisica, Biologia, Quimica, IPC (Introduçao ao Pensamento Sientifico) та ICSE (Historia da Argentina). Essas duas ultimas sao comuns para todos os cursos.